- Área: 12500 m²
- Ano: 2007
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Fotografias:Rob Hoekstra, Christiaan de Bruijne, OTH, Fotostudio FdW - Fedde de Weert
Descrição enviada pela equipe de projeto. Kraanspoor é um edifício de escritórios transparente e leve de três pavimentos construído sobre uma plataforma de concreto nas imediações do antigo pátio do estaleiro da NDSM (Nederlandsche Dok en Scheepsbouw Maatschappij), uma relíquia da indústria naval de Amsterdam. Esse monumento industrial, construído em 1952, possui 270 metros de comprimento, 13,5 metros de altura e uma largura de 8,7 metros. A nova construção acima possui os mesmos 270 metros de comprimento, com 13,8 metros de largura e acentua o tamanho original do Kraanspoor e a vista espetacular do rio IJ. Fullym respeitando sua fundação, o edifício é suspenso por delgadas colunas de 3 metros acima da plataforma, e parece flutuar por sobre este impressionante colosso de concreto.
O desafio de projetar o OTH foi utilizar o máximo peso permitido da plataforma existente. A estrutura concreto funciona como a fundação e suporta o máximo de peso possível de um edifício de três pavimentos, com um balanço assimétrico no lado da água, isto é devido à função mais pesada carga de restrição para as antigas gruas giratórias que estavam em balanço para este lado. O edifício ultra leve de estrutura metálica fez necessário os pavimentos serem de pouco peso, através da utilização de um sistema de lajes ocas, a tubulação e fiação estão escondidos no piso permitindo uma altura máxima interna.
O edifício envidraçado é claro e simples em planta baixa. O edifício recém construído é caracterizado por sua camada dupla de vidro transparente isolante: a camada exterior de venezianas em vidro são móveis e motorizadas, a fachada interna é feita de esquadrias em madeira com altura máxima entre o piso e o teto. Esta fachada climática permite ventilação natural para os escritórios e funciona como uma zona de amortecimento para o calor do verão e o frio do inverno. A laje de concreto de apenas 70 cm permite que a infraestrutura passe por seu núcleo. A água do Rio IJ é bombeada e utilizada para o aquecimento, assim como para o resfriamento, por todo o edifício.
As instalações pré-existentes tem sido utilizadas nas novas funções do edifício. As quatro antigas escadarias permanecem na entrada do edifício e levam aos elevadores panorâmicos e às novas escadas. As duas passarelas ao longo da antiga estrutura de concreto agem como rotas de fuga de incêndio. No coração da antiga estrutura de concreto e abaixo da nova estrutura, está uma grande área de armazenamento e depósito.
Projeto Gênesis Kraanspoor
É dia 30 de Agosto de 1997.
Estou pedalando ao longo da margem do rio, na procura de uma nova locação para minha prática sempre crescente.
Ao longo das margens do Rio IJ ao norte de Amsterdam, através da paisagem abandonada do estaleiro desértico que era a antiga sede do NDSM. Ainda é possivel sentir sua presença gloriosa nas estruturas remanescentes desta que é a relíquia da antiga indústria naval de Amsterdam quando minha bicicleta para. Na água se eleva este colosso impressionante, uma plataforma de concreto de 270 metros de largura, 13,5 metros de altura e 8,5 metros de largura. Uma rua, em comprimento e largura. Em cima dela, duas gruas desativadas. "Kraanspoor". Nada se move. A grama cresce entre os trilhos e as paredes de concreto apresentam mofo. 270 metros de um silêncio de concreto. Vejo a agredida paisagem vazia desaparecer na água. Ao longe, o resto de um patrimônio da construção naval: um hall enorme, oficinas, uma magnífica rampa. Do outro lado da água, se elevam as torres do centro histórico de Amsterdam.
Estou certo: aqui, nesta massa de concreto que flutua sobre a água, é aqui que quero construir meu escritório. Esta é a "gold coast" do Rio IJ. É o coração de Amsterdam, esta magnífica massa de água dourada do IJ. A energia está no chão, ainda inexplorada; independentemente da poluição e contaminação. O caminho para a realização é longo e trabalhoso. Mas a energia da terra é intensa e meu entusiasmo varre todos os problemas para o lado.
Resultado de um árduo trabalho e perseverança:
A prefeitura não demoliu a grande estrutura, ajusta o zoneamento, identifica a possibilidade de um sol nascente que as margens douradas do rio pode oferecer.
Os empreiteiros modificam sua posição e constroem o edifício de qualidade que nós projetamos. Um volume mágico de três pavimentos, que parece flutuar sobre a estrutura existente, com suas mesmas dimensões. Equipado com uma fachada de vidros móveis. O prédio se ergue na água, pendurado acima dela, se mostra como transparente... com vistas para a maior via fluvial de Amesterdam.
Agora que Kraanspoor está sendo preservada como patrimônio industrial e possui uma nova função, tenho um novo sonho: um plano urbano adjacente no qual os halls e rampas restantes, edifícios de produção e oficinas são incorporados e recebem uma nova função.
Uma combinação perfeita do antigo e novo - a arquitetura do patrimônio industrial e moderno, em que as hidrovias são restauradas e rampas industriais determinam a orientação. O lugar inteiro com seu passado industrial naval tem uma energia intensa. O objetivo é entrelaçar o velho com o novo, preservar a história, e não perder essa energia.
O cais está morto? - Vida longa ao Cais.